terça-feira, 31 de maio de 2011

TRX



TRX
Possivelmente o melhor e o mais versátil dos equipamentos que existem atualmente no mercado é o TRX – Treino de resistência em suspensão. Este equipamento permite uma grande variedade de exercícios tanto dos membros superiores como inferiores, passando pelo tão desejável trabalho abdominal. O TRX utiliza o peso do nosso corpo para fazer o exercício e dependendo das intensidades e das durações e combinações dos exercícios, podemos realizar um trabalho de força direcionado para o aumento da massa muscular ou direcionado para o trabalho de resistência com o objetivo de melhorar a nossa condição física.

O TRX foi desenvolvido por um Navy Seal que tinha a necessidade de treinar em qualquer parte do mundo, mesmo quando se encontrava em missões realizadas na selva. Este equipamento pode ser preso numa porta ou em qualquer árvore ou poste, o seu peso é de aproximadamente 1 kg e ocupa um espaço inferior ao de uma mochila, podendo ser facilmente guardado numa gaveta.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Definição muscular


Mas o que é "definição muscular"? Nada mais é do que deixar o contorno dos diversos grupos musculares visíveis, deixando o corpo bem marcado, trincado, sarado.

Muitas pessoas acham que para definir a musculatura basta emagrecer ou morrer de treinar, o que não é bem assim.
É necessário em primeiro lugar ganhar massa muscular para quando reduzir a taxa de gordura corporal, que é o objetivo da definição muscular, se tenha músculos para mostrar.

Os músculos aparecem definidos quando reduzimos o percentual de gordura corporal, isto tem que acontecer porque a musculatura fica abaixo da camada de gordura e assim eles conseguirão ficar visíveis.

Para se conseguir definição muscular de maneira saudável é necessário seguir algumas dicas muito importantes que são:

a) Uma dieta balanceada e saudável devendo alimentar-se várias vezes ao dia, nada de regimes malucos pois é necessário energia para os exercícios que serão realizados;

b) Evite calorias vazias como os açucarados, frituras e álcool, pois nenhum nutriente de qualidade eles fornecem para a construção de um corpo saudável, forte e definido;

c) Não elimine de vez os carboidratos pois são responsáveis por reações bioquímicas envolvidas no metabolismo das gorduras;

d) Faça a ingestão suficiente de proteínas que são as responsáveis por desenvolver e reconstruir os tecidos, principalmente o muscular;

e) Reduza a ingestão de gorduras, pois nosso organismo trabalha mais intensamente queimando carboidratos do que gorduras;

f) Faça uma avaliação física, através dela é possível saber quanto exatamente de gordura é necessário eliminar. Em média para homens o percentual é de 15% a 7% e para mulheres de 18% a 10%, sendo este a taxa aceitável e recomendável quando estão envolvidos com treinamento desportivo;

g) O exercício físico é maior e melhor estímulo para a "queima" de gordura pois aumenta a taxa metabólica em repouso. Isto significa que quando você se exercita seu organismo queima calorias por algumas horas mesmo estando em repouso, tendo como substrato energético a gordura;

h) Por fim a intensidade dos exercícios físicos deve ser levada em consideração pois estudos mostram que quando se exercita aerobicamente deve-se manter os batimentos cardíacos entre 50% a 70% da sua freqüência cardíaca máxima onde o substrato energético é a gordura e se utilizar um percentual mais alto (acima de 75%), terá uma queima inferior de gordura.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curso de Treinamento Fisico


Dia 14 de maio deste ano foi realizado na sede oficial de Karate Toshinkai do Rio Grande do SUl, o primeiro curso de Treinamento Fisico, ministrado pelo professor e Presidente da Organização Internacional de Karate Toshinkai do Brasil, Shiran Leandro Bonini( pos graduado em treinamento desportivo).
O curso teve com a participação todos os faixas pretas e marrons do Rio Grande do Sul. O curso abordou sobre treinos de alto nivel para lutadores de karate de contato.
Todos os professores e instrutores sairam fatisfeitos e com uma base sobre treinamento fisico para ser passado aos seus alunos, e com isto melhorando o nivel fisico dos atletas do RS.
Shiran Leandro Bonini considera todos do karate Toshinkai uma Familia independente que estado e região, e assim todos cresceraõ a nivel tecnico e fisico.
Para que nos da Toshinkai represente melhor nosso Pais nos torneios Internacionais.
Ossu!!!

sábado, 21 de maio de 2011

Termogênicos


Termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento e dar mais “pique” para treinar. Existem vários no mercado, para todos os gostos e bolsos. Vou comentar sobre os efeitos dos produtos.
Os termogênicos também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. Este é o efeito chave.

Como o corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.

Existem dois tipos de termogênicos, os que contêm e os que não contêm efedrina.
Os produtos com efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois seus efeitos colaterais, entre eles a possibilidade de um ataque cardíaco, são arriscados demais. Além disso, jovens estavam usando quantidades altíssimas para ir a baladas, já que o produto mascara o efeito relaxante do álcool, o que deixa as pessoas alcoolizadas sem que elas sintam que isso está acontecendo. O resultado é que os jovens ficam bastante embriagados, com os efeitos inerentes ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, mas não tem o freio do relaxamento.

Já os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de “neuro brain booster”, algo como “acelerador cerebral”, e passaram a usá-lo até para melhorar a performance em reuniões de trabalho.

Os produtos sem efedrina podem ser usados para ajudar no emagrecimento, desde que se respeitem algumas regras:

◦Pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, devem ficar longe desses produtos e usar alternativas para manter a forma;
◦Pessoas que usam remédios para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico;
◦Para prevenir que seu corpo não vicie nos efeitos da adrenalina e fique prostrado quando parar de usar, siga as doses recomendadas por quatro dias e pare por três dias seguidos;
◦O produto deve ser ingerido com um copo grande de água;
◦Evitar radicalmente o consumo de mais do que uma dose de álcool nos dias em que estiver usando o produto.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aeróbico antes ou depois da musculação?


Vou comentar sobre um assunto antigo que é sempre debatido, porém é uma pergunta que sempre volta, e parece que as explicações nunca são esclarecedoras o bastante. Isso porque cada profissional tem um ponto de vista, e eu gostaria de deixar claro que todas as matérias que escrevo, procuro realçar minha opinião e a forma que conduzo com meus alunos, por meio de pesquisa e pela minha experiência na área.

A resposta para a questão acima começa a se desenhar assim: o aeróbico antes ou depois da musculação vai depender exclusivamente de seu objetivo.

Vamos ver algumas situações e quando devemos colocar as atividades aeróbias.
Ajudar a diminuir medidas em membros inferiores: Faça aeróbico primeiro, de preferência um trabalho de alta intensidade, com a freqüência cardíaca mais alta (em torno de 85%), intervalando com um ou dois minutos de recuperação e freqüência mais baixa (70%). Treine musculação na seqüência e evite que o treino todo ultrapasse 1h15m.

Problemas de pressão alta ou problemas cardíacos: Faça aeróbico primeiro, para ajustar o ritmo cardíaco e manter a pressão sob controle. Nesse caso a intensidade deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que existem fatores de risco, e a duração em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).

Emagrecimento: Aqui não há dúvida, faça musculação primeiro. O treino de musculação usa principalmente carboidratos como fonte energética, portanto, se você fizer um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carbo e quando iniciar o aeróbico entrará em metabolismo de gordura mais rapidamente. Se fizer aeróbico primeiro, perderá essa vantagem, além de queimar uma parte de seu estoque de carbo e dificultar seu treino de musculação.

Ganho de massa muscular: Programas de treinamento tanto de resistência quanto aeróbico reduzem a magnitude do aprimoramento na força e potência musculares, ou seja, o treinamento aeróbio dificulta o desenvolvimento máximo da força e da potência quando realizado simultaneamente ao treinamento de força. Porém, o condicionamento cardiovascular também deve ser aprimorado, neste caso, sempre indico o aeróbio, pelo menos 20 minutos, duas ou três vezes por semana. O Dr. José Maria Santarém cita: “os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorre à custa de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo”. Por isso não se preocupe, pois você vai ficar sequinho praticando musculação também.

* Aeróbico em jejum:
Em minha experiência prescrevendo exatamente a atividade aeróbia em jejum. Vale ressaltar que não é apenas a prática que colabora a maior oxidação de gorduras quando o aeróbico é realizado em jejum. O pesquisador sueco Torbjorn Akerfeldt aponta ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manhã, em jejum, comparado à mesma atividade promovida no período da tarde após as refeições. Akerfeldt ainda recomenda pelo menos seis horas em jejum antes da atividade. Nessa situação, acredita Akerfeldt, que o organismo não tenha muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia, ou seja, teria que ir direto aos depósitos de gordura para fornecimento de energia para que se possa completar a atividade.


É isso aí, veja qual é seu objetivo e coordene seu treinamento.

É resultado garantido!

sábado, 7 de maio de 2011

Retenção de Liquido


O sonho da maioria das mulheres é com certeza ter uma barriguinha “sarada e lisinha”, para desfilar os mais diversos modelitos sem constrangimento algum e o segredo para isso não está nas dietas milagrosas que nos fazem perder a saúde ao invés de quilos. Para conquistar um corpo perfeito, como bem sabemos é preciso jamais se descuidar da dieta e praticar atividades físicas.
Porém muitas mulheres mesmo seguindo essas recomendações enfrentam um grande problema com os ponteiros da balança que não param de subir e se não bastasse isso, ainda há dias que parece que nenhuma das nossas roupas caberá em nós, é a calça jeans preferida que não fecha, a barriga que parece maior, sem contar a sensação de peso nos pés e nas pernas.
Antes de se desesperar por achar que está engordando, saiba que barriga em excesso é uma coisa e barriga estufada é outra, portanto todo esse peso extra pode ser retenção de líquidos e não gordura, por isso antes de nos aprofundarmos mais no assunto é preciso esclarecer que quem não segue uma alimentação saudável, não pratica exercícios físicos, tem gorduras localizadas principalmente no abdômen e no quadril, roupas que começam a apertar com a necessidade de sempre vestir um número maior, são sintomas de sobrepeso, ou seja, nesse caso há um ganho de peso e um aumento de gordura corporal.
Já a retenção de líquido não é o ganho de gordura, mas se trata de um inchaço ocasionado por um acúmulo de água em nosso organismo e esse acúmulo de líquido em excesso é responsável por essa sensação de aumento de peso.
A retenção de líquidos pode ter várias causas, porém alterações hormonais ocasionadas por estresse, menstruação e gravidez são as principais, assim como uma alimentação inadequada e o excesso de sal nos alimentos, que contribuem não só para a retenção de líquidos, mas também para o desenvolvimento de problemas renais, cardíacos e disfunções da tiróide. É sabido que alguns tipos de anticoncepcionais e corticóides podem contribuir também para a retenção de água em nosso corpo, por isso é importante procurar um especialista sempre que for iniciar algum tipo de tratamento, pois somente ele poderá indicar o melhor tratamento e medicamentos ao nosso organismo.
Embora a retenção de líquido seja incômoda, não é motivo de preocupação, porém é possível aliviar os desconfortos provocados pela retenção, principalmente em relação à estética, basta alguns cuidados simples, confiram:

>> Se o inchaço for ocasionado por problemas hormonais ou por uma alimentação inadequada, a solução está em tomar bastante água, em média oito copos de água por dia, que ajuda no processo de limpeza do organismo.
>> Adquira hábito saudáveis para sua vida, começando por evitar ou diminuir o sal nos alimentos. Para temperar saladas você até poderá substituí-lo usando limão, manjericão, orégano e hortelã. Alimentos muito condimentos e produtos industrializados também causam retenção de líquidos, por isso evite-os.
>> Inclua em sua alimentação alimentos ricos em água como o chuchu, abacaxi e hortaliças.
>> Tome certos tipos de chá que ajudaram a eliminação de acumulo de agua.
>> Para aquelas que trabalham sentadas várias horas por dia, é importante sempre movimentar os pés e levantar a cada hora para exercitar um pouco o corpo, evitando assim a sensação de peso nos pés e pernas.
>>Pratique exercícios físicos, pois através dos exercícios a circulação é estimulada, facilitando assim o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo.
>> Para os casos mais severos de retenção de líquido a dica é apostar na drenagem linfática, método mais eficiente para eliminar o problema, pois quando feita corretamente a drenagem ajuda o organismo a eliminar toxinas e líquidos acumulados no corpo.

A retenção de líquidos é um problema que afeta a maioria de nós, mas é importante estar atento para identificar se o problema que nos faz engordar dois ou três quilinhos a mais se trata de uma retenção de líquidos ou se é realmente um problema com balança.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Perdeu peso ou perdeu gordura?


Não confunda emagrecimento com perda de peso!

Qual seria a diferença entre estes termos tão utilizados atualmente?

Emagrecer significa reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo.

Perder peso é a redução da massa corporal total verificada por meio de balança. A perda de peso relaciona-se com a perda de gordura corporal, além de outros tecidos.

O emagrecimento verifica-se por meio de checagem com equipamentos e técnicas especiais, como exemplo da medição da dobra cutânea.

Podemos emagrecer sem perder peso, se estivermos ao mesmo tempo ganhando em massa muscular. O que ocorre é a perda de massa corporal gordurosa com pouco ou nenhuma perda de peso corporal total. Ocorre também de pessoas com o peso corporal dentro dos padrões do IMC (Índice de Massa Corpórea), estarem com percentuais de gordura extremamente elevados. Ou ainda o oposto: pessoas com peso corporal total acima dos padrões do IMC, com elevada massa muscular e baixo nível de gordura, ou seja, magros e pesados.

O importante, é que não devemos classificar nenhum indivíduo como necessitando de perder peso, antes de estarmos com os devidos resultados de testes específicos padronizados.

Jamais se esqueça que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante. Hábitos saudáveis valem mais que qualquer outra medida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Personal Trainer


O Personal Trainer é um professor de Educação Física que está totalmente qualificado para atender às necessidades e objetivos do seu cliente, dentro do princípio máximo, que é o da individualidade biológica de cada ser, preparando assim um programa de treinamento individualizado que irá em busca da satisfação desse cliente.

Um personal trainer lhe dá a possibilidade de escolha dos dias de treinamento, flexibilidade nos horários, variação das atividades e escolha do local de sua preferência. Com um acompanhamento de uma equipe, que será responsável pelo atendimento e a sua satisfação.

Treinamento Funcional


Treinamento Funcional, como o próprio nome já diz, baseia-se num tipo de treinamento onde se trabalha gestos específicos ou não, de esportes (performance ou reabilitação) ou do cotidiano (saúde), com equipamentos alternativos, por exemplo, elásticos, plataformas de desequilíbrio, bolas de todos os tamanhos, cama elástica, etc, que cabem em pequenos espaços. O princípio do Treinamento Funcional é recrutar a musculatura estabilizadora do corpo trabalhando a propriocepção e não somente a musculatura superficial. Atualmente é uma nova possibilidade de atuação para os profissionais de Educação Física.

Quem sou eu

Minha foto
Guararema, São Paulo, United States
*Pós-Graduação: Treinamento Desportivo – UniFmu São Paulo /2003 Monografia (Esteróides Anabolizantes: Fisiologia e Fisiopatia) *Faculdade de Educação Física – Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). *Presidente da World Toeikan karate e Muay Thai Organization do Brasil *Faixa Preta 5 Dan