sábado, 7 de maio de 2011

Retenção de Liquido


O sonho da maioria das mulheres é com certeza ter uma barriguinha “sarada e lisinha”, para desfilar os mais diversos modelitos sem constrangimento algum e o segredo para isso não está nas dietas milagrosas que nos fazem perder a saúde ao invés de quilos. Para conquistar um corpo perfeito, como bem sabemos é preciso jamais se descuidar da dieta e praticar atividades físicas.
Porém muitas mulheres mesmo seguindo essas recomendações enfrentam um grande problema com os ponteiros da balança que não param de subir e se não bastasse isso, ainda há dias que parece que nenhuma das nossas roupas caberá em nós, é a calça jeans preferida que não fecha, a barriga que parece maior, sem contar a sensação de peso nos pés e nas pernas.
Antes de se desesperar por achar que está engordando, saiba que barriga em excesso é uma coisa e barriga estufada é outra, portanto todo esse peso extra pode ser retenção de líquidos e não gordura, por isso antes de nos aprofundarmos mais no assunto é preciso esclarecer que quem não segue uma alimentação saudável, não pratica exercícios físicos, tem gorduras localizadas principalmente no abdômen e no quadril, roupas que começam a apertar com a necessidade de sempre vestir um número maior, são sintomas de sobrepeso, ou seja, nesse caso há um ganho de peso e um aumento de gordura corporal.
Já a retenção de líquido não é o ganho de gordura, mas se trata de um inchaço ocasionado por um acúmulo de água em nosso organismo e esse acúmulo de líquido em excesso é responsável por essa sensação de aumento de peso.
A retenção de líquidos pode ter várias causas, porém alterações hormonais ocasionadas por estresse, menstruação e gravidez são as principais, assim como uma alimentação inadequada e o excesso de sal nos alimentos, que contribuem não só para a retenção de líquidos, mas também para o desenvolvimento de problemas renais, cardíacos e disfunções da tiróide. É sabido que alguns tipos de anticoncepcionais e corticóides podem contribuir também para a retenção de água em nosso corpo, por isso é importante procurar um especialista sempre que for iniciar algum tipo de tratamento, pois somente ele poderá indicar o melhor tratamento e medicamentos ao nosso organismo.
Embora a retenção de líquido seja incômoda, não é motivo de preocupação, porém é possível aliviar os desconfortos provocados pela retenção, principalmente em relação à estética, basta alguns cuidados simples, confiram:

>> Se o inchaço for ocasionado por problemas hormonais ou por uma alimentação inadequada, a solução está em tomar bastante água, em média oito copos de água por dia, que ajuda no processo de limpeza do organismo.
>> Adquira hábito saudáveis para sua vida, começando por evitar ou diminuir o sal nos alimentos. Para temperar saladas você até poderá substituí-lo usando limão, manjericão, orégano e hortelã. Alimentos muito condimentos e produtos industrializados também causam retenção de líquidos, por isso evite-os.
>> Inclua em sua alimentação alimentos ricos em água como o chuchu, abacaxi e hortaliças.
>> Tome certos tipos de chá que ajudaram a eliminação de acumulo de agua.
>> Para aquelas que trabalham sentadas várias horas por dia, é importante sempre movimentar os pés e levantar a cada hora para exercitar um pouco o corpo, evitando assim a sensação de peso nos pés e pernas.
>>Pratique exercícios físicos, pois através dos exercícios a circulação é estimulada, facilitando assim o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo.
>> Para os casos mais severos de retenção de líquido a dica é apostar na drenagem linfática, método mais eficiente para eliminar o problema, pois quando feita corretamente a drenagem ajuda o organismo a eliminar toxinas e líquidos acumulados no corpo.

A retenção de líquidos é um problema que afeta a maioria de nós, mas é importante estar atento para identificar se o problema que nos faz engordar dois ou três quilinhos a mais se trata de uma retenção de líquidos ou se é realmente um problema com balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Guararema, São Paulo, United States
*Pós-Graduação: Treinamento Desportivo – UniFmu São Paulo /2003 Monografia (Esteróides Anabolizantes: Fisiologia e Fisiopatia) *Faculdade de Educação Física – Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). *Presidente da World Toeikan karate e Muay Thai Organization do Brasil *Faixa Preta 5 Dan